Todos os responsáveis pela criação e desenvolvimento deste blog possuem total conhecimento de que os conteúdos aqui expostos foram baseados em referências de sites já existentes e pesquisas em livros relacionados ao assunto. ©

segunda-feira, 25 de maio de 2009

IMPRESSÃO


A impressão é direta (o cilindro está gravado no sentido de leitura), de alta velocidade, permite frente e verso, feita em máquinas rotativas que imprimem todas as cores em uma única passagem de máquina, e são alimentadas por folhas ou por bobinas.

A alimentação por folhas é utilizada para pequenas tiragens e reproduz trabalhos de arte. Já a por bobinas é para rodar em altíssimas velocidades, sendo ideal para trabalhos de tiragem alta, como embalagens.

O cilindro gravado é instalado na máquina e imerso num tanque com tinta, e antes de entrar em contato com o suporte, passa por uma raspadeira, uma lâmina que retira o excesso da tinta. Dessa forma, somente a tinta depositada nos alvéolos será transferida para o suporte, que passa entre o cilindro gravado e um cilindro de pressão.





O cilindro é continuamente entintado em toda sua superfície, muitas vezes estando parcialmente mergulhado num repositório de tinta. Uma lâmina de aço flexível (chamada de raspadeira ou racle) retira a tinta das áreas lisas do cilindro mantendo-a apenas no sulco. (Oliveira, Marina. Produção Gráfica para Designers, p.66).




O tipo de tinta utilizado na Rotogravura apresenta um alto grau de volatilidade (secagem rápida logo após a impressão, por evaporação dos solventes), o que permite a utilização de uma vasta gama de suportes, tais como papéis, plásticos diversos, poliéster, celofane, alumínio etc.

Sendo necessário, em alguns casos, colocar uma espessura fina que separa o alimento da embalagem, impedindo assim o contato das tintas que são em sua maioria de solventes. Quando a “plastificação” não é utilizada é devido ao fato de que a tinta é à base de água ou então tinta própria para entrar em contato com alimentos.

Há também a possibilidade de acoplar corte e vinco ao sistema de saída, tendo assim o material pronto. A matriz da Rotogravura é o processo mais dispendioso em relação aos demais tipos de impressão, possuindo custos mais elevados e também a possibilidade de deformações plásticas em presença de atrito, como no caso das embalagens. A impressão é feita no próprio cilindro, geralmente de ferro e cromo, o que encarece o custo da mesma.












0 comentários: