Todos os responsáveis pela criação e desenvolvimento deste blog possuem total conhecimento de que os conteúdos aqui expostos foram baseados em referências de sites já existentes e pesquisas em livros relacionados ao assunto. ©

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ARTE-FINAL PARA LAYOUTS EM ROTOGRAVURA

Para realizar a arte-final de um trabalho que será impresso em Rotogravura é preciso levar em consideração o fato de que esta impressão será totalmente reticulada, transformando todos os originais a traço. Estes apresentarão contornos serrilhados, mesmo nos processos mais modernos, que tentam disfarçar este problema.

É desaconselhável o uso de texto com o tamanho da fonte muito pequena (corpo menor que 8) e serifada, ou grafismos muito pequenos, pois o serrilhado pode estourar nessas áreas, ficando muito aparente. Estes grafismos mais delicados têm de ser impressos em uma única cor, assim evita-se a dificuldade de manter um registro de alta precisão (registro de fio de cabelo), em tiragens mais altas, que exigem alta velocidade nas rotativas.

Para as fotografias é recomendado que elas tenham áreas de contrastes bem definidas, com zonas de luminosidade alta e outras de sobras, ou cores escuras.

0 comentários: