Todos os responsáveis pela criação e desenvolvimento deste blog possuem total conhecimento de que os conteúdos aqui expostos foram baseados em referências de sites já existentes e pesquisas em livros relacionados ao assunto. ©

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Para entender Rotogravura

A Rotogravura é um sistema de impressão encavográfico, com impressão direta, baseado numa matriz em baixo relevo, o cilindro. Este atua imerso na tinta, que entra em seus sulcos. A origem desse processo começou com artistas da Renascença italiana nos anos de 1300. Belos entalhes foram feitos à mão em placas de cobre mole, referindo-se a um método de gravação e impressão cuja imagem transportada consiste de linhas ou pontos gravados abaixo da superfície da placa de metal.
Uma vez a placa pronta, passa-se tinta na superfície da mesma, e em seguida remove-se o excesso de tinta da superfície ficando tinta somente dentro da área gravada em baixo relevo. Então, coloca-se um papel na superfície e pressiona-se o papel para remover a tinta de dentro da gravação. Desta forma, a impressão está pronta.
Este mesmo processo de impressão apresenta uma vivacidade de cores e contrastes mais detalhados que em outros sistemas de impressão e, sendo um sistema rotativo, permite altas velocidades, o que também facilita a rápida secagem da tinta, com a utilização de solventes químicos de alta evaporação.
A Rotogravura também tem a capacidade de imprimir em diversos tipos de suporte, como celofane, plásticos, alumínio, papel e cartolina. Este sistema atua basicamente nos segmentos de editoras e embalagens, podendo ter outros tipos de aplicação, como papéis de parede, papéis de presente, carteiras de cigarro (Carlton) dentre muitos outros.

0 comentários: